RESULTADO DE BUSCA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM OLHAR CRÍTICO A PARTIR DA PRÁTICA
Autor Principal: Cyntia Grizzo Messenberg
Resumo: Neste trabalho são apresentados resultados parciais de uma pesquisa de Doutorado em Educação Escolar. A partir da experiência prática com o Ensino Fundamental, teve-se como objetivo principal analisar criticamente as premissas contidas na Apresentação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando como fundamentação: a teoria crítica da Educação, proposta por Theodor Adorno, e os pressupostos de pedagogia negativa, experiência formativa e frieza burguesa, propostos por Andreas Gruschka. Como abordagem metodológica foi selecionada a Hermenêutica Objetiva, que possibilitou interpretar orientações, pretensões e contradições contidas nesse documento normalizador da Educação brasileira. O estudo crítico da Base Nacional Comum Curricular se faz relevante para além do entendimento reflexivo de suas proposições: por ter sido publicada recentemente, não há quantidade significativa de pesquisas científicas que a analisam, principalmente sob uma abordagem crítica. Além disso, a Hermenêutica Objetiva é uma metodologia de análise que propõe a reconstrução da imanência de objetos (incluindo textos), que permite interpretação crítica, minuciosa e reflexiva daquilo que se busca compreender. Nesta etapa da pesquisa, buscou-se compreender as pretensões contidas na Apresentação do documento, contrapondo-as com realizações pedagógicas, constatadas na prática. A partir do questionamento: a Base Nacional é um documento que propõe uma pedagogia contra a frieza burguesa, para a emancipação da humanidade? constatou-se, até o momento, que os fins subentendidos na Base Nacional Comum Curricular não se mostram convergentes com a Teoria Crítica da Educação. ,
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Teoria Crítica da Educação. Hermenêutica Objetiva.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
12
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO