RESULTADO DE BUSCA
ALFABETIZAÇÃO E FLUÊNCIA NA LEITURA: O PAPEL DA TIPOGRAFIA
Autor Principal: Maria Helena Rocha Santos        Co-autores: Mariano Lopes de Andrade Neto, Marina Lemos Villardi
Resumo: Este trabalho tem por intuito levantar questões sobre o uso da Tipografia como recurso pedagógico no Processo Ensino Aprendizagem (PEA) da leitura. Visto que, o desenho da letra (digital ou impresso) irá interferir nesse processo, e por consequência, na motivação do educando. O professor alfabetizador precisa direcionar o olhar para esta realidade e selecionar as formas das letras de maneira consciente, apropriando-se de conhecimentos básicos sobre os elementos construtivos e o uso dos tipos (Tipografia). Estudos sobre Alfabetização e Letramento, assim como Legibilidade e Leiturabilidade, foram abordados nessa pesquisa com objetivo de relatar a influência do desenho na decodificação, na perspectiva da aquisição de leitura, e consequentemente, da fluência pela criança. Com estas observações buscou-se apresentar informações que contribuam para a formação dos docentes atuantes com alfabetização e com processos de ensino aprendizagem de maneira geral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na busca de informações pontuais em duas grandes áreas do conhecimento: Pedagogia e Design; visando propor um diálogo entre seus conhecimentos específicos.,
Palavras-chave: Pedagogia. Alfabetização. Tipografia.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
12
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO