EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE POLÍMEROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBIC-EM | |||
Autor Principal: | Mary Leiva de Faria Co-autores: Ítalo de Barros Rodrigues , Vitor Senna Silvério, Fernanda Cenci Queiroz , Patrícia Ribeiro Mattar Damiance | ||
Resumo: | O presente trabalho foi realizado na Fundação Educacional do Município de Assis pelos envolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio e teve como objetivo identificar e disseminar conhecimentos experimentais, desenvolvendo habilidades e valores para despertar o interesse do estudante do Ensino Médio pelo método científico. Este resumo consiste em discutir a seleção e a execução de experimentos simples e de baixo custo sobre polímeros no Programa. Foram selecionados dez experimentos com materiais de fácil obtenção, tendo em vista a infraestrutura deficitária dos laboratórios de química da maioria das escolas públicas do Brasil. Esta seleção evidenciou que práticas de fácil execução com exemplos do cotidiano, por aproximar o ensino do tema polímeros à realidade do aluno, tornam a aprendizagem mais realista e contextualizada. A execução dos experimentos evidenciou também que a junção da teoria com a experimentação pode propiciar a motivação necessária para aquisição de conteúdos por vezes de difícil compreensão pelo estudante, o que influencia diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Acredita-se que a experimentação como estratégia de ensino de química em escolas do Ensino Médio possa alavancar transformações significativas nas práticas de ensino e no processo de aprendizagem dos conteúdos escolares pelos estudantes. | ||
Palavras-chave: | Experimentação. Polímeros. Ensino Médio. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio | |
Estatísticas: | 12 acessos |
4 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!