PRÁTICAS DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS INCLUSIVOS | |||
Autor Principal: | Keila Santos Co-autores: Simone Regina Manosso Cartaxo | ||
Resumo: | O presente texto tem como objetivo apresentar uma breve discussão a respeito das práticas realizadas pelos coordenadores pedagógicos em ambientes educacionais inclusivos. Para isso, são apontadas algumas atribuições do trabalho desse profissional, bem como a sua responsabilidade quanto à construção de uma escola inclusiva. Este estudo envolve a análise de produções que indiquem a relação entre a coordenação e a inclusão. Desta forma, utilizou-se como referencial teórico Souza (2016); Kailer e Papi (2014); Aranha (2000) e Pinto (2011). Para isso, a revisão de literatura foi realizada na perspectiva dos estudos de revisão (VOSGERAU; ROMANOWSKI, 2014). Como resultados, obtiveram-se diversas produções a respeito do tema Inclusão, porém poucos trabalhos discutem uma aproximação entre a prática do coordenador pedagógico e os ambientes educacionais inclusivos. Estas pesquisas apontam a necessidade de uma formação consistente e continuada, bem como um trabalho coletivo e intersetorial., | ||
Palavras-chave: | Coordenador pedagógico. Práticas pedagógicas. Ambientes educacionais inclusivos. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
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