RESULTADO DE BUSCA
AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor Principal: Adrielli Lethicia Gordiano da Silva        Co-autores: Dra. Ketilin Mayra Pedro
Resumo: Crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA), possuem prejuízos qualitativos na interação social, então é de suma importância para o seu desenvolvimento que estejam inseridos em um ambiente acolhedor, e com profissionais que favoreçam o processo de inclusão. O objetivo desta pesquisa é analisar a atuação do Terapeuta Ocupacional (TO), no processo de inclusão e escolarização de crianças com TEA. Enquanto objetivos específicos pretendemos: investigar a atuação e contribuição dos profissionais para a área; identificar o conhecimento dos professores sobre a atuação do TO na escolarização de crianças com TEA; apresentar para os professores, os principais benefícios do trabalho em conjunto com o TO para os alunos com TEA; aplicar o questionário para Identificação dos professores quanto as possíveis contribuições da TO, no processo de inclusão - versão TO s e professores. Atualmente estamos na fase de coleta de dados, 9 participantes responderam os questionários enviados até o momento. Os primeiros resultados foram satisfatórios para a pesquisa, sendo que todos relataram conhecer a área de atuação da TO. Sobre a inclusão de alunos com TEA na rede de ensino, os profissionais em sua maioria relataram que o sistema cumpre a lei, porém ainda não ocorre uma inclusão plena, mesmo o TEA estando em evidência. A maioria das escolas e profissionais ainda não estão preparados para receber esses alunos, e alguns ainda não compactuam com o paradigma da inclusão.,
Palavras-chave: Inclusão. Terapia Ocupacional. Transtorno do Espectro Autista.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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