PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |||
Autor Principal: | Ana Paula Faustino Tieti Mendes | ||
Resumo: | Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma prática desenvolvida na disciplina de Arte e Educação II, em um curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Fundação Educacional localizada em um município do interior do estado de São Paulo, no ano de 2018. A partir da realização da oficina pedagógica denominada Releitura de Obras de Artes datadas do século XIV a XIX, buscou-se trabalhar junto aos estudantes a linguagem de artes visuais como expressão, comunicação e interpretação dos indivíduos. Após o estudo das obras, foram problematizadas questões sobre gosto, estética e consumo à luz do referencial teórico de Bourdieu. A atividade também resultou em 20 telas com desenhos e pinturas em tinta guache produzidas pelos estudantes como reconhecimento da arte como valores culturais e estéticos relevantes na construção do seu desenvolvimento pessoal e social. Por fim, observou-se que a realização da oficina permitiu aos alunos ampliar os seus conhecimentos e seu repertório cultural, bem como, impactou positivamente a instituição e a comunidade., | ||
Palavras-chave: | Prática Pedagógica. Arte. Formação inicial. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior | |
Estatísticas: | 4 acessos |
3 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!