RESULTADO DE BUSCA
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor Principal: Ana Paula Faustino Tieti Mendes
Resumo: Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma prática desenvolvida na disciplina de Arte e Educação II, em um curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Fundação Educacional localizada em um município do interior do estado de São Paulo, no ano de 2018. A partir da realização da oficina pedagógica denominada Releitura de Obras de Artes datadas do século XIV a XIX, buscou-se trabalhar junto aos estudantes a linguagem de artes visuais como expressão, comunicação e interpretação dos indivíduos. Após o estudo das obras, foram problematizadas questões sobre gosto, estética e consumo à luz do referencial teórico de Bourdieu. A atividade também resultou em 20 telas com desenhos e pinturas em tinta guache produzidas pelos estudantes como reconhecimento da arte como valores culturais e estéticos relevantes na construção do seu desenvolvimento pessoal e social. Por fim, observou-se que a realização da oficina permitiu aos alunos ampliar os seus conhecimentos e seu repertório cultural, bem como, impactou positivamente a instituição e a comunidade.,
Palavras-chave: Prática Pedagógica. Arte. Formação inicial.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

Estatísticas:
4
acessos
3
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO