RESULTADO DE BUSCA
AUTOEFICÁCIA DOS AGENTES ESCOLARES PARA PROMOVER SAÚDE NA ESCOLA
Autor Principal: Claudeir Germano de Oliveira        Co-autores: Roberto Tadeu Iaochite
Resumo: A saúde é um tema de fundamental importância para o ambiente escolar, no entanto tem sido negligenciada nos cursos de formação inicial de diversas licenciaturas. Ao pensar práticas abrangendo educação e saúde precisa-se considerar os agentes escolares envolvidos diretamente na prática educativa, ou seja, os professores, os coordenadores pedagógicos e também os diretores e vice-diretores. Este trabalho tem como objetivo identificar, analisar e discutir sobre a crença de autoeficácia dos agentes escolares para promover comportamentos saudáveis com vista de promoção de saúde na escola. Com esse estudo buscamos os seguintes objetivos específicos: a)Identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, por meio da matriz SWOT, para a promoção de saúde na escola; b)Mensurar inicialmente a autoeficácia dos agentes escolares para promover saúde na escola; c) Correlacionar as variáveis pessoais para promover saúde na escola (formação específica, sexo, experiência profissional, autoeficácia) com as variáveis de contexto (cargo, jornada de trabalho, nível de ensino, número de alunos por classe, entre outros). O procedimento de investigação terá como locus uma rede pública de ensino municipal do interior paulista, os participantes serão agentes escolares que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. ,
Palavras-chave: Autoeficácia. Saúde. Escola
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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