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CURRíCULO NA EDUCAçãO INFANTIL E A EDUCAçãO AMBIENTAL CRíTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autor Principal: Rafaela de Katia Soares        Co-autores: Lucas André Teixeira
Resumo: O presente trabalho propõe-se a discutir o currículo na educação infantil, abordando especificamente a educação ambiental crítica, concebendo que a inserção desse tema é essencial na formação do ser humano desde os primeiros anos do seu desenvolvimento. Por compreender que essa etapa da educação básica é parte importante do processo escolar, defenderemos aqui um currículo elaborado, sistematizado, que tenha como objetivo a promoção de um conhecimento que tematize a relação entre a natureza e a sociedade com base em conteúdos ambientais críticos. Trata-se, portanto, do desenvolvimento de uma dissertação de mestrado que se encontra em sua fase inicial e que busca fundamentos na pedagogia histórico-crítica, bem como nas orientações do materialismo histórico e dialético. De antemão, aponta-se que a não sistematização do currículo, a falta de compromisso com o saber escolar, culmina em um disparate social, acirrando ainda mais as desigualdades entre as classes sociais e na reprodução do modelo predatório que decorre da relação entre natureza e sociedade na sociedade capitalista.,
Palavras-chave: Currículo. Educação Infantil. Educação Ambiental Crítica.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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