RESULTADO DE BUSCA
VERBETE DE ENCICLOPÉDIA DIGITAL: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER CAPACIDADES DE LINGUAGEM
Autor Principal: Thaís Cavalcanti dos Santos        Co-autores: Solange de Melo Barbosa, Gisele Ferreira de Paiva Bormio, Érica Leal, Joseane Brito Martins Nascimento
Resumo: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa, desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem (GEPELin), voltada ao ensino-aprendizagem da língua a partir dos gêneros textuais. Nele, objetivamos apresentar uma sequência didática do gênero verbete, adaptada às séries finais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do trabalho, partiu-se de uma pesquisa exploratória para a elaboração do modelo teórico e didático do gênero que sustentou a formulação das tarefas da sequência. A transposição didática do gênero seguiu o procedimento criado por Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), bem como as indicações do trabalho com gêneros textuais feitas em documentos oficiais. Ademais, a experiência docente das pesquisadoras possibilitou prever as possíveis dificuldades dos alunos para selecionar elementos ensináveis do gênero e elaborar módulos de ensino. O desenvolvimento do trabalho levou à formulação de uma sequência didática, desenvolvida em 10 módulos, indicada para os anos finais do ensino fundamental, com apresentação da situação; produção inicial e avaliação formativa; desenvolvimento de módulos de ensino; revisão do texto e produção final; avaliação somativa e circulação do gênero. Os resultados parciais da pesquisa possibilitam-nos vislumbrar a produção de texto do gênero verbete como um modo não só de desenvolver as capacidades de linguagem e a autorregulação na produção textual, visto que se sustenta num processo de elaboração e reflexão sobre a língua, mas também de ampliar o repertório cultural, uma vez que lhes permite o acesso a um gênero de circulação em esferas acadêmicas e científicas, mediador cultural que possibilita acesso aos conhecimentos sistematizados pela humanidade.,
Palavras-chave: Sequência didática. Produção textual. Verbete.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
14
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO