RESULTADO DE BUSCA
EDUCAçãO PúBLICA INCLUSIVA: O TEATRO DE TODO MUNDO
Autor Principal: Giselle Rangel Sabatini de Moura
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo ser o relato de uma experiência vivida pela autora enquanto professora de teatro em um núcleo de artes, pertencente a uma escola municipal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O que será descrito são os resultados e reflexões oriundos dos processos realizados com uma turma chamada de mista, ou seja, aquela composta por alunos PAEE (publico-alvo da educação especial) e por alunos que não se enquadram neste público. Isto se deu durante o ano de 2018, onde foram ministradas aulas de teatro para os alunos em questão, culminando em uma apresentação aberta aos familiares e público em geral no final do ano. Nesta turma era possível identificar diversas deficiências, desde impossibilidade em falar até dificuldades com movimentos corporais. Foi importante observá-los individualmente para pensar em metodologias eficazes no ensino do teatro que pudesse favorecê-los coletivamente. Através disso foi desenvolvido um trabalho com jogos tradicionais, cantigas de roda, jogos cênicos, trabalhos manuais que envolveram plasticidade e levaram os jovens a resgatar suas memórias emotivas. O que fica mais evidente neste processo é a forma eficaz de aulas inclusivas capazes de atingir alunos com e sem necessidades especiais, pois o foco do trabalho está no individuo, na valorização de cada personalidade e na capacidade de usarmos isso para o trabalho coletivo, permitindo que todos se expressem com suas verdades através da arte de encenar, que nada mais é do que genuína comunicação.
Palavras-chave: Teatro. Inclusão. Aprendizagem.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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