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HETEROGENEIDADE DA ESCRITA E LETRAMENTO: O DESENVOLVIMENTO DA TRADIçãO DISCURSIVA ARGUMENTATIVA VIA MECANISMOS DE JUNçãO
Autor Principal: Maria Luiza de Castro Alvares
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de contribuir com proposições voltadas ao ensino da escrita a partir da descrição linguístico-discursiva de mecanismos de junção (MJs) no âmbito da tradição discursiva (TD) argumentativa, produzida por sujeitos regularmente matriculados nos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental numa perspectiva longitudinal. A partir da fundamentação teórica, pretende-se responder às seguintes perguntas: (1) Qual o funcionamento tático-semântico dos MJs em TDs argumentativas produzidas por alunos, inicialmente matriculados no 7º ano e, em seguida, no 8º ano do EF, e de que modo esse funcionamento revela-se sintomático da TD argumentação? (2) Quais propostas de ensino podem colaborar com o desenvolvimento linguístico-discursivo dos textos argumentativos [desses sujeitos], com base nas relações entre oralidade/fala e letramento/escrita, enquanto fatos linguísticos - fala e escrita - e práticas sociais - oralidade e letramento (CORRÊA, 1997; 2004)? (3) O que essa análise pode revelar acerca das relações entre o sujeito e a linguagem a partir da (sua) imagem do modo escrito de enunciação?,
Palavras-chave: Tradição Discursiva, Heterogeneidade da Escrita, Mecanismos de Junção.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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