INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR | |||
Autor Principal: | Mirian Caroline Sanches Co-autores: Marcília Correa de Souza , Rubia Carla Donda da Silva, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins | ||
Resumo: | Esta proposta objetiva desenvolver um programa de orientação pedagógica que favoreça o ingresso de estudantes surdos às universidades públicas brasileiras. Pretende ainda avaliar a percepção desses estudantes sobre as condições de acessibilidade dos exames de ingresso à Educação Superior. Constitui a amostra deste projeto, 29 participantes surdos que concluíram o ensino médio e/ou que estão cursando o EJA - Ensino de Jovens e Adultos e residem no município de Marília/SP. As intervenções propostas no programa consistem na oferta de atividades de orientação pedagógica sobre o exame vestibular da Unesp, bem como o acompanhamento do público surdo que frequentou o Cursinho Alternativo de Marília - da FFC/Unesp- Marília, no período de 2014 a 2018. A partir da análise dos dados coletados nos encontros de orientação propostos, espera-se evidenciar práticas e constatações que possam contribuir com a desobstrução das barreiras que dificultam o acesso dos candidatos surdos à Universidade., | ||
Palavras-chave: | Inclusão. Surdos. Ensino Superior. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
Estatísticas: | 13 acessos |
7 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!