RESULTADO DE BUSCA
INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR
Autor Principal: Mirian Caroline Sanches        Co-autores: Marcília Correa de Souza , Rubia Carla Donda da Silva, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
Resumo: Esta proposta objetiva desenvolver um programa de orientação pedagógica que favoreça o ingresso de estudantes surdos às universidades públicas brasileiras. Pretende ainda avaliar a percepção desses estudantes sobre as condições de acessibilidade dos exames de ingresso à Educação Superior. Constitui a amostra deste projeto, 29 participantes surdos que concluíram o ensino médio e/ou que estão cursando o EJA - Ensino de Jovens e Adultos e residem no município de Marília/SP. As intervenções propostas no programa consistem na oferta de atividades de orientação pedagógica sobre o exame vestibular da Unesp, bem como o acompanhamento do público surdo que frequentou o Cursinho Alternativo de Marília - da FFC/Unesp- Marília, no período de 2014 a 2018. A partir da análise dos dados coletados nos encontros de orientação propostos, espera-se evidenciar práticas e constatações que possam contribuir com a desobstrução das barreiras que dificultam o acesso dos candidatos surdos à Universidade.,
Palavras-chave: Inclusão. Surdos. Ensino Superior.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
13
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO