ANÁLISE DOS CADERNOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE SÃO PAULO ACERCA DAS ORIENTAÇÕES PARA A DISCUSSÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE TRANSGÊNICOS SOB UMA PERSPECTIVA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |||
Autor Principal: | Deysielle Inês Draeger Co-autores: Paloma Siebert | ||
Resumo: | A alfabetização científica pode ser definida como a relação entre o conhecimento científico com o impacto social e tecnológico. Relaciona-se diretamente com a abordagem CTSA, contribui para o pleno exercício de cidadania que a escola no seu papel social deve cumprir. O objetivo desse estudo tem como base investigação das sequencias didáticas que aparecem nos cadernos de biologia do ensino médio acerca das orientações para o professor desenvolver atividades em uma perspectiva de alfabetização científica. A análise realizou-se sob três princípios básicos para a alfabetização científica organizados por Santos (2007) para identificar elementos para o desenvolvimento da Alfabetização Científica e aspectos que relacionam os impactos CTSA (Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Apesar da apresentação de informações textuais que contribuem para o desenvolvimento do letramento científico e a presença de atividades problematizadoras sobre os aspectos CTSA, há uma escassez de atividades que contribuem para uma visão não deformada da Ciência, visto que os cadernos de biologia não apresentam elementos de História e Filosofia da Ciência e contribuem para uma visão salvacionista da Ciência. , | ||
Palavras-chave: | Alfabetização Científica. Caderno de Biologia do Estado de São Paulo. Transgênicos | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio | |
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