RESULTADO DE BUSCA
RELATO DE EXPERIÊNCIA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM O APOIO DA FERRAMENTA GOOGLE SALA DE AULA
Autor Principal: Giuliano Scombatti Pinto        Co-autores: Thaís Gimenez da Silva Augusto
Resumo: O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação pode simplificar e potencializar diversos processos, como é o caso da avaliação da aprendizagem. O objetivo do presente estudo é relatar a contribuição da ferramenta tecnológica Google Sala de Aula como um canal centralizado para o gerenciamento de atividades e o suporte ao processo de avaliação da aprendizagem no âmbito do ensino superior. Inicialmente, foi efetuado um planejamento referente às aulas, tarefas e uso da ferramenta. Posteriormente, foram realizados os procedimentos básicos para o emprego do Google Sala de Aula em uma turma de discentes. O recurso foi utilizado durante todo o segundo semestre de 2018 para o gerenciamento de atividades e materiais. A coleta de dados foi efetivada através de diversos instrumentos, tais como diário de campo e questionário. Diante do universo em que a ferramenta foi empregada, sob a óptica docente, os resultados apontaram consideráveis melhorias no gerenciamento, compartilhamento, monitoramento, feedback e diagnóstico das atividades avaliativas realizadas pelos alunos, fatores que contribuíram para um efetivo processo de avaliação da aprendizagem. Do ponto de vista dos estudantes, a ferramenta permitiu que os mesmos tivessem um controle mais efetivo, centralizado e detalhado com relação às tarefas. De modo geral, o uso do Google Sala de Aula dentro do cenário da educação superior contribuiu de forma positiva para o processo avaliativo e promoveu a interação entre a turma.,
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Tecnologias da Informação e Comunicação. Google Sala de Aula.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
12
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO