RESULTADO DE BUSCA
SISTEMA DE GESTãO PEDAGóGICA (SGP): PERCEPçõES DE COORDENADORES PEDAGóGICOS DA REDE MUNICIPAL DE SãO PAULO.
Autor Principal: Kamila Lima de Santana        Co-autores: Ângela Maria Martins
Resumo: Em 2013 a Rede Municipal de Ensino de São Paulo instituiu o Programa Mais Educação São Paulo e a implementação do Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) foi uma das diretrizes do referido programa. Os registros pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental passaram a ser realizados com o uso do recurso tecnológico. Este pôster se insere em investigação maior, que tem como objetivo compreender como Coordenadores Pedagógicos (CPs) da rede municipal de São Paulo acompanham e organizam pedagogicamente a escola, orientados pelos dados fornecidos pelo sistema. Os documentos institucionais foram referências para o estudo do funcionamento do SGP. A fundamentação teórica ancorou-se em estudos realizados sobre coordenação pedagógica, assim como em teóricos que discutem a construção de saberes na área da educação. Trata-se de uma investigação qualitativa e exploratória, que lançou mão da Observação Participante e da Entrevista Compreensiva. Os dados revelam que o SGP trouxe contribuições para o exercício das funções do Coordenador Pedagógico, devido ao registro digital e à integração/articulação de dados. Contudo, também indicam a necessidade de aperfeiçoamento técnico e operacional do sistema para viabilizar seu principal objetivo: agilizar a disseminação dos dados gerados para o acompanhamento pedagógico com vistas a aperfeiçoar a qualidade da relação de ensino e de aprendizagem. ,
Palavras-chave: Sistema de Gestão Pedagógica. Coordenador Pedagógico. Acompanhamento.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
18
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO