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ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: PRÁTICAS E REFLEXÕES
Autor Principal: Sônia Elisa Marchi Gonzatti        Co-autores: Mayara Appelt Reckziegel, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri
Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar uma das atividades de investigação matemática realizadas em uma turma de primeiro ano dos anos iniciais de uma escola participante de projeto de pesquisa universitário voltado ao ensino de Ciências Exatas. Durante o segundo semestre de 2018, foram realizadas quatro ações no primeiro ano, mediadas por pesquisadores e bolsistas. É notório, com a observação contínua dos alunos e relatos dos professores, o fato de que as atividades de investigação matemática têm potencial para inovar a rotina das aulas, podendo ser aplicada desde os anos iniciais e uxiliando os alunos a evoluírem em suas aprendizagens. Em encontros mensais com bolsistas, pesquisadores e professores voluntários, também emergiram discussões referentes a práticas avaliativas adequadas a essa metodologia. Em nível teórico, foram analisadas práticas avaliativas que têm potencial para avaliar atividades em grupo, um dos pressupostos da investigação matemática. A rubrica é uma dessas práticas, concebida como uma matriz que cruza indicadores e critérios de avaliação. Um modelo de rubrica foi elaborado e será testado pelos professores. Nos encontros mensais, serão analisadas as contribuições e eventuais dificuldades dos professores ao utilizarem este instrumento. Como perspectiva de continuidade, assinala-se a necessidade de aprofundar reflexões sobre outras práticas avaliativas com enfoque formativo que contemplem a metodologia da investigação matemática. ,
Palavras-chave: Avaliação. Investigação Matemática. Anos Iniciais.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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