RESULTADO DE BUSCA
AS QUESTõES DE GêNERO NAS AULAS DE EDUCAçãO FíSICA ESCOLAR: UMA QUESTãO (A SER) ABORDADA?
Autor Principal: Jaqueline Cristina Freire Siqueira        Co-autores: Luciene Ferreira da Silva
Resumo: A reprodução acrítica de atitudes, conceitos e preconceitos relacionados às questões de gênero, dentro do ambiente escolar, nas aulas de Educação Física especificamente, traduzidas em injustiças e desigualdades, tornam-se campo fértil para questionamentos e inquietações, quando ocorre a banalização de um assunto associado a própria construção das identidades humanas (ser homem e ser mulher) e ao desenvolvimento humano, de forma geral. Sendo assim, esta pesquisa em desenvolvimento, de caráter qualitativo e exploratório, buscará responder a seguinte situação problema: Como os professores de Educação Física da rede municipal de Mogi Guaçu (SP) estão abordando as questões de gênero em suas aulas, se estão ou não e como, considerando também a influência de políticas públicas educacionais. Abordará a problemática por meio de pesquisas bibliográfica e documental. Para a coleta de dados em campo, prevê-se a utilização de entrevista semiestruturada. Quanto a análise desses dados, debruçaremos nossos estudos e reflexões no método dialético, sendo este de análise qualitativa. Os resultados obtidos até o momento indicam que a temática questões de gênero é banalizada, excluída e mal-entendida em documentos oficiais ligados ao meio educacional e que a educação está a serviço de grupos que coíbem ações que problematizam as desigualdades e injustiças, visando assim a manutenção do status quo.,
Palavras-chave: Educação Física. Gênero. Educação.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
12
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO