O ENSINO DE AFRICANIDADES: REFLETINDO SOBRE A ÁFRICA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DO CINEMA | |||
Autor Principal: | Alexandre Cristiano Baldacin Junior Co-autores: Humberto Perinelli Neto | ||
Resumo: | A partir de demandas legais, como a lei 10.639/2003, que apontam para a necessidade de professores qualificados para o ensino de diferentes áreas do conhecimento, no que diz respeito à Educação para as Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Histórias e Culturas Afro-brasileira e Africanas (BRASIL, 2006), propôs-se a análise das representações do continente africano no cinema hollywoodiano, uma vez que é hegemônico no mercado cinematográfico nacional, em contraste com a apropriação pedagógica do filme Beasts of no nation (2015). Os referenciais teóricos foram construídos com base em Tardif (2012), Freire (2016), Kellner (2001), Turner (1997) e Cabrera (2006). Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, natureza aplicada e que concilia descrição e explicação, valendo-se para isso de investigações bibliográficas, como os volumes VII e VIII de História Geral da África (2011 - organizados pela UNESCO) e documentais, como as Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2014 - organizado pelo Ministério da Educação). A obra cinematográfica estudada colabora para o processo de formação de professores, no que se refere ao Ensino de Africanidades, visto que proporciona a construção de conhecimento de noções históricas, sociais e culturais dos períodos colonial e pós-independência do continente africano, bem como a conceituação de termos importantes na Contemporaneidade, como etnia, nação e Estado., | ||
Palavras-chave: | Cinema; Africanidades; Ensino. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação | |
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