RESULTADO DE BUSCA
PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PROFESSOR, AFETO E CLIMA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO PIBID
Autor Principal: Daniela da Costa        Co-autores: Barbara Musmicker Gomides, Gisele Emiliano, Mayra Filadelfo Pavani
Resumo: Na literatura diversos teóricos da área educacional dissertam sobre como a afetividade em sala de aula é importante para a criação de um vínculo entre professor e aluno a fim de facilitar a aprendizagem. Esta pesquisa assume o objetivo de investigar como comportamentos afetuosos do docente influenciam no clima escolar. Para tal, analisamos as observações feitas entre agosto e dezembro de 2018 em uma escola de médio porte do interior paulista participante do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) nas turmas do ensino fundamental I. Os resultados obtidos indicam relações entre os vínculos afetivos expressos nas práticas do professor e clima escolar favorável, porém de forma inversa, também observou-se que a maioria dos professores não considera o afeto ao planejar e desenvolver suas aulas. Portanto, temos como encaminhamento a escuta dos docentes acerca da temática, de modo que os próximos passos sejam coerentes com as demandas da comunidade escolar, além disso está previsto o acompanhamento do projeto socioeducativo Turma de Valor que dentre outros objetivos trabalhará com a construção de vínculos afetivos entre os alunos e dos professores.,
Palavras-chave: Afetividade. Clima escolar. Aprendizagem.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
8
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO