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REFORMAS NA EDUCAçãO E A FIGURA DO PROFESSOR: CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL
Autor Principal: Luisa Jorge Tasima        Co-autores: Sandra Maria Sawaya
Resumo: Não é de hoje que nos vemos cercados por discursos sobre uma suposta crise na Educação brasileira e a necessidade promover uma série de mudanças, sendo os professores sujeitos constantemente citados como protagonistas deste movimento no chão das escolas. Idealizadores de reformas educacionais no país, como Mello (2004, p.25), justificam para a importância dos devido ao entendimento deles enquanto principais responsáveis pela implementação das mudanças na Educação dentro do cotidiano das escolas. Minha pesquisa analisa a figura do professor dentro do cenário de reformas no campo da Educação a partir da década de 1990 no Brasil. A importância de elementos históricos para compor análises coerentes e complexas - que superam as análises psicologizantes e individuais, conforme a perspectiva crítica da Psicologia (Patto, 1989) - levam a necessidade de realizar este panorama histórico com foco nas reformas. A análise dos contextos históricos se dá a partir do referencial teórico de educadores, historiadores e psicólogos que abordam o tempo e as figuras associadas aos movimentos de reformas na Educação e sua relação com a formação de professores, como Saviani (2013), Frigotto (1998), Maués (2003), Gentili (2005), Boris Fausto (2018), Marília Fonseca (2001), entre outros. Assim, apenas enquanto parte de uma pesquisa mais abrangente voltada para o papel dos professores dentro do cenário de reformas, esta exposição tem o objetivo de relacionar elementos do contexto histórico nacional e internacional às propostas de reforma na Educação a partir de 1990 no Brasil. A investigação comprova que diretrizes e propostas de reformas educacionais no Brasil são parte de um projeto econômico mundial complexo que precisa dos professores para sua implementação e, ao mesmo tempo, promove a diminuição de seu trabalho enquanto produtor do conhecimento e ainda exclui os professores das esferas de decisão. ,
Palavras-chave: professor - reformas educacionais - formação de professores
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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