AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: UMA SONDAGEM HUMANÍSTICA DA APRENDIZAGEM NO 5º ANO DE UMA ESCOLA RURAL | |||
Autor Principal: | Wellington Gonzaga Brandão Co-autores: Harrysson Júnio Lessa Gonçalves, Eliane Marques Cardoso , Bruno Alves Galetti | ||
Resumo: | Prova é comumente o instrumento de avaliação diagnóstica mais utilizado no meio escolar, contudo esse trabalho carrega a expressividade de apresentar um contexto que traz em seu bojo a sensação prazerosa de mergulhar no universo da criança de maneira holística e traçar um período de sondagem que se confunde, por inúmeras vezes, com a própria vivência e que constitui-se na sua útil essência dentro do ambiente escolar. Nessa escola que é um pau para toda obra em sua vida, a criança deposita os anseios por uma identidade vencedora, as possibilidades de uma socialização miscelânea e porque não dizer um futuro acadêmico que ainda nem sequer passa por sua mente. Uma sondagem, como terra trabalhada para se jogar a semente, se dá numa incansável busca para descobrir onde entrar nesse caminho que já está se fazendo, sem aniquilar toda a existência que também fora lapidada em sofrimento. Entre a enxada e a caneta, lama e poeira, um sono cansado e um despertar com pássaros, um caso e um descaso, uma feira e um direito, havemos de sondar como e quanto aprendeu uma criança, como se garimpasse em busca de pedras preciosas para lapidarmos uma aula com o intuito maior de que se vistam de roça e tenham conhecimento de qualidade ao mesmo tempo., | ||
Palavras-chave: | : Avaliação diagnóstica. Período de sondagem. Nível de aprendizagem. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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