RESULTADO DE BUSCA
DESEMPENHO DE ESCOLARES COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM NA COMPREENSÃO LEITORA DE TEXTO NARRATIVO
Autor Principal: Lívia Nascimento Bueno        Co-autores: Simone Aparecida Capellini
Resumo: OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de escolares com transtornos de aprendizagem do 5º ano do ensino fundamental I, nas questões literais com as questões inferenciais de um texto narrativo. REFERENCIAL TEÓRICO: A leitura é composta pelos componentes de decodificação e compreensão. O leitor é capaz de criar estratégias para compreensão do material lido utilizando tais habilidades, como quando constrói significado e identifica a macroestrutura, a microestrutura e a superestrutura do texto, quando consegue estabelecer relações e organiza as informações contidas no material, realizando inferências e localizando informações relevantes. METODOLOGIA: Participaram deste estudo seis escolares do 5º ano do ensino fundamental I, ambos do sexo masculino, com idades entre 10 anos e 6 meses a 15 anos e 4 meses de idade. Todos os participantes foram submetidos a leitura de um texto narrativo. Após a leitura do texto, o escolar respondeu 8 perguntas de compreensão de múltipla escolha, sendo quatro relacionadas à microestrutura do texto (duas literais e duas inferenciais) e quatro relacionadas à macroestrutura do texto (duas literais e duas inferenciais). Os dados foram analisados por meio do Método JT. RESULTADOS: Nas questões literais de microestrutura apenas o sujeito 6 apresentou mudança positiva. Nas questões literais de macroestrutura e não questões inferenciais de micro e macroestrutura todos os sujeitos apresentaram ausência de mudança.,
Palavras-chave: aprendizagem, compreensão leitora, transtornos de aprendizagem.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
11
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO