RESULTADO DE BUSCA
APLICAçãO DE JOGO DIDáTICO COMO ESTRATéGIA DE LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRéVIOS EM QUíMICA
Autor Principal: Murilo Alexandre Garcia Silva        Co-autores: Danielle das Chagas Santos, Sergio Antonio Marques de Lima, Gustavo Bizarria Gibin
Resumo: O levantamento de conhecimentos prévios dos alunos se faz necessário para que o professor reconheça as necessidades a serem trabalhadas em cada turma. Isso pode ser feito por meio do uso de um jogo didático, que inclusive pode ser um caminho para a aprendizagem conceitual, segundo Piaget. O jogo didático, intitulado de Quiz Químico, um jogo de perguntas e respostas, foi preparado pelos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Química da Unesp, campus de Presidente Prudente-SP, e aplicado aos alunos de segundo e terceiro ano de Ensino Médio de uma escola pública da mesma cidade. Buscou-se fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre Química de acordo com as suas respostas em cada uma das questões que tratavam de conceitos previamente estudados nas séries anteriores. Foi observado que para os alunos do segundo ano, houve dificuldades em relação aos assuntos de separação de misturas e propriedades periódicas, e para as turmas do terceiro ano, as maiores dúvidas foram sobre eletroquímica e cinética das reações químicas. Além disso, a aplicação do Quiz Químico mostrou-se um jogo didático, pois manteve o equilíbrio entre as dimensões lúdica e educativa, percebido pelo entusiasmo e engajamento dos alunos durante a aplicação.,
Palavras-chave: Ensino de Química. Caráter lúdico. Quiz químico.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
10
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO