CINEMA E ENSINO DE AFRICANIDADES NO FILME "PANTERA NEGRA": O EMPREGO DA LINGUAGEM CINEMATOGRáFICA COMO PRáTICA EDUCATIVA SENSIBILIZADORA VOLTADA PARA A HISTóRIA E CULTURAS AFRICANAS | |||
Autor Principal: | Igor Neves de Souza Co-autores: Humberto Perinelli Neto | ||
Resumo: | O cinema é linguagem propícia à prática pedagógica e, por isso, deve ser utilizada dentro das escolas. Guiada pela lei 10.639/2003, que inclui a obrigatoriedade da temática História e Cultura Africana , e reconhecendo a importância do estudo das culturas africanas nas escolas como busca de identidade cultural e histórica do povo brasileiro, a sétima arte mostra-se como importante mídia sensibilizadora nas relações étnico-raciais, devido a sua narrativa e dispositivos capazes de entreter, emocionar e construir conhecimento, por meio da relação entre epistemologia e estética. No entanto, o uso educativo e crítico do cinema exige do professor a promoção do diálogo entre o conteúdo fílmico (audiovisual) e a temática relacionada às africanidades. Para tornar isso possível, é necessário promover processos formativos que permitam aos docentes se valerem dos elementos da linguagem cinematográfica e a relação da obra fílmica com seu contexto histórico/social/cultural para promoção da Educação para as Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Culturas Africanas. Dessa forma, propõe-se a construção de práticas formativas voltadas aos cursos de licenciatura, capazes de garantir a apropriação da linguagem audiovisual e sua utilização como sensibilizador e tema gerador de reflexões em torno do tema africanidades, seus desafios e suas aplicações. As práticas estruturam-se no formato de aulas voltadas para futuros educadores da graduação em Pedagogia do Ibilce/Unesp/São José do Rio Preto. Trata-se de exibir planejadamente o filme Pantera Negra (COOGLER, 2018), bem como analisá-lo criticamente, relacionando-o com temas que dizem respeito às africanidades, mais especificamente da história e culturas africanas. Serão promovidos três esforços concomitantes: apropriação pedagógica do filme selecionado; exibição e discussão desse filme; observação e produção narrativa. Trata-se, portanto, de pesquisa que se valerá de investigações bibliográficas, documentais e fílmicas., | ||
Palavras-chave: | Processos Formativos. Cinema e Escola. Educação para as Relações Étnico-raciais | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação | |
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