RESULTADO DE BUSCA
SIMULADORES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL COM O APOIO DA TECNOLOGIA.
Autor Principal: Susana Marilu Mainini Sakamoto        Co-autores: Lourenço Magnoni Junior
Resumo: O presente estudo trata de uma pesquisa de mestrado profissional em andamento que objetiva discutir a prática pedagógica do uso de softwares educacionais do tipo simulador na esfera ambiental da disciplina de Geografia, de uma escola pública Estadual do interior do Estado de São Paulo com os pesquisados na literatura. Por meio de revisão literária, avaliou-se o uso de um software educativo do tipo simulador na esfera ambiental da disciplina de Geografia, comparando com o estudo desenvolvido utilizando a metodologia de pesquisa-ação que contou com a participação de 70 alunos do sexto (6º) ano do Ensino Fundamental de uma escola pública Estadual do município de Bauru, interior do estado de São Paulo no período de 2 meses do ano de 2018. Para a fundamentação teórica foram consultados trabalhos que abordam a aprendizagem e as potencialidades no ensino, bem como aquelas que discutiam o planejamento de unidades didáticas oriundas de estudos científicos disponíveis eletronicamente, nos idiomas português, inglês e espanhol. Observou-se um ambiente de troca de experiências, criação e saber relacionados à questão ambiental, resultando numa reflexão individual e coletiva acerca dos problemas ambientais oriundos da atividade humana. Ademais, o uso de software educativo do tipo simulador na esfera ambiental da disciplina de Geografia mostrou-se como um recurso pedagógico promissor para a inserção da educação e, ainda, essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e comportamental. A análise dos softwares educacionais do tipo Simuladores permitiu aos alunos uma metodologia participativa, onde puderam construir e desenvolver conhecimento e comportamento, com a mediação do professor, de forma progressiva em relação ao tema estudado.,
Palavras-chave: Geografia. Simuladores. Educação Ambiental.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
14
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO