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A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA NAS TESES DO BANCO DE DADOS DA CAPES (2012 - 2016)
Autor Principal: Rejane Aparecida Meneghini Kobori        Co-autores: Inês Aparecida Bolandin Marcomini , Maria Carolini Lima de Mello, Mario Nishikawa, Noeli Prestes Padilha Rivas
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais tendências das pesquisas sobre formação de professores nos cursos de Licenciatura em Música nas pesquisas de doutorado produzidas de 2012 a 2016. Trata-se da apresentação de uma parte do estudo realizado pelo Grupo de Pesquisa de Formação de Professores - GEPEFORUSP, relacionado ao projeto de pesquisa Os Cursos de Licenciatura da Universidade de São Paulo no Contexto do Programa de Formação de Professores: Entre o Instituído e o Instituinte . Os dados foram obtidos a partir de levantamento junto ao Banco de Dados da Capes utilizando as palavras-chave Curso de Licenciatura Música, e Formação de Professores, excetuando-se os cursos de Pedagogia. Os documentos disponíveis no Banco de Dados resultaram num corpus constituído por 469 teses de doutorado, sendo 16 referentes a cursos de Licenciatura em Musica, que foram analisados com base nos referenciais metodológicos da Análise Documental (CELLARD, 2008) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2002), e sustentado por autores nacionais e internacionais que investigam a temática Formação de Professores e Trabalho Docente. A partir de uma Pesquisa Quantitativa, realizou-se um mapeamento das teses produzidas nos programas de Pós-graduação sobre os cursos de Licenciatura, e com relação às características bibliográficas e institucionais das teses investigadas, os dados demonstram que a formação dos professores de Música por meio dos cursos de Licenciatura vem se consagrando enquanto objeto de estudo dos pesquisadores em Educação. Essa investigação indica um significativo interesse por parte dos estudiosos da educação em compreender melhor os cursos de licenciatura e a formação de professores. A Licenciatura em Música é um tema significativo entre os estudos realizados pelos pesquisadores preocupados com a formação de professores. Das 469 teses de doutorado disponíveis no Banco de Dados da Capes, referentes ao período de 2012 a 2016, dezesseis (16) pesquisas se enquadraram nessa categoria. A partir dos estudos dos resumos, confirma-se que o tema formação de professores de Música é, ainda, pouco explorado, porém as teses analisadas, demonstram grande preocupação com a formação do currículo do curso de Licenciatura em Música, com caráter muito conservador, com grande enfoque nos conceitos específicos da área e levando em conta, também, como se concretiza a formação do professor perante a área pedagógica e a especialidade em música.,
Palavras-chave: Formação de Professores de Música; Trabalho Docente; Curso de Licenciatura
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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