RESULTADO DE BUSCA
COMO OS ESTUDANTES FAZEM USO DO RECURSO DIDÁTICO DAS VIDEOAULAS NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Autor Principal: Dayse Pereira Barbosa Souza        Co-autores: Gisele Cantalice Salomão da silva
Resumo: O ensino de Química precisa de recursos que estimulem e oportunizem a aprendizagem pelos estudantes. Recursos pedagógicos digitais, como as videoaulas, tem sido usados de forma frequente por estudantes de ensino médio. O objetivo deste trabalho era obter mais informações sobre como e porque os estudantes utilizam esse recurso em seu processo de aprendizagem dos conteúdos de Química durante o ensino médio. As informações foram coletadas a partir de um questionário on line com 17 questões para estudantes da 3ª série do ensino médio da Escola SESC de Ensino Médio, com a participação voluntária de 85 respondentes. Adotou-se uma visão crítica do uso das Tecnologias Digitais como recursos pedagógicos como defende Selwyn (2016), onde o foco principal está nas relações humanas às quais as tecnologias estão associadas e suas possíveis consequências. A aprendizagem dos conceitos químicos exige identificação, compreensão, aplicação de símbolos e uma prática docente que esteja mais conectada ao mundo juvenil (VIVAS DE SÁ, 2016). A pesquisa mostrou que a maioria dos estudantes começou a usar o recurso durante o Ensino Médio, para estudar Química, principalmente pela linguagem simples e direta e a disponibilidade dos materiais. Notou-se que a exploração dos conteúdos a partir desse recurso, ainda tem características de consumo de informações. É preciso que estudantes e professores compreendam as videoaulas como um recurso didático versátil e interessante, mas, não como único.,
Palavras-chave: Tecnologia. Videoaula. Ensino de Química.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
8
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO