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PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO E OS ADOLESCENTES: A QUEM PERTENCE A EDUCAÇÃO SEXUAL?
Autor Principal: Juliana de Oliveira Zuanon        Co-autores: Luciana Aparecida Nogueira da Cruz
Resumo: Atualmente, discussões sobre o que deve ser ensinado pela escola ou pela família ganharam destaque nas mídias brasileiras por conta de projetos de lei, como o de número 246/2019, conhecido como Escola sem Partido - ESP, que pretende banir das escolas temas diversos, mas, em especial, os relacionados à sexualidade. Então, o objetivo desta pesquisa quanti-qualitativa, é investigar as concepções de estudantes do ensino médio público sobre os seus direitos à educação sexual e o papel da escola como agente promotor desses direitos. Para isso, no presente estudo, nos pautamos em documentos oficiais como o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, buscando compreender o direito do adolescente a educação sexual e, ainda, para fundamentar a discussão teórica, nos embasamos em Paulo Freire e outros autores que defendem uma educação para a autonomia. Como método utilizaremos entrevistas elaboradas a partir do método clínico piagetiano. O projeto está em andamento, por isso, apresentamos no presente texto apenas o levantamento bibliográfico feito até o momento. A partir disso, acredita-se que será possível propor um modelo de ensino mais adequado para esta área, levando em consideração os direitos do adolescente de ter informações para o desenvolvimento de uma vida saudável.,
Palavras-chave: educação sexual; adolescência; escola sem partido
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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