RESULTADO DE BUSCA
AÇÕES FORMATIVAS NECESSÁRIAS AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO RS NA VISÃO DE BOLSISTAS DO PIBID
Autor Principal: CRISTIANE ANTONIA HAUSCHILD        Co-autores: Maurivan Güntzel Ramos
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa apoiada pela Fapergs intitulada xxxxxx, cujo objetivo é investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no desenvolvimento profissional docente dos sujeitos participantes, professores e bolsistas de iniciação à docência, no estado do Rio Grande do Sul. O recorte da pesquisa, foco deste relato, é a avaliação de ações formativas necessárias ao processo de formação docente, a partir da percepção dos sujeitos que participam ou participaram do PIBID nas diferentes categorias. O referencial teórico apresenta autores como Nóvoa (2009), Tardif (2012), Shulman (2014) e Imbernón (2010). A abordagem da pesquisa faz uso de metodologia quantitativa. Os dados foram coletados por meio de formulário online desenvolvido na Plataforma Google Drive - usando a escala Likert. A análise de dados é feita por meio da estatística não paramétrica, utilizando-se o cálculo do Ranking Médio - RM proposto por Oliveira (2005). Os resultados apontam que todas as sete categorias de características docentes que são compostas por um conjunto de ações formativas adaptadas de Hauschild (2016) foram consideradas muito relevantes para o desenvolvimento profissional docente, pois a média do RM foi igual ou superior a 4,6. Ademais, das 34 ações formativas, uma foi compreendida como relevantes e as demais 34 como muito relevantes.,
Palavras-chave: PIBID. Desenvolvimento Profissional Docente. Ações formativas.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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