RESULTADO DE BUSCA
OS MONSTRINHOS DOS VALORES VISITARAM A ESCOLA: SUSTENTABILIDADE E ADAPTAÇÃO ESCOLAR
Autor Principal: Maria Elena Mangiolardo Marinõ        Co-autores: Lucimara da Silva Bueno Antunes , Solange Santos Ferreira dos Reis
Resumo: O objetivo do presente relato foi socializar experiências de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Cidade de Bauru, focando no processo de adaptação escolar durante os primeiros dias do presente ano letivo. O estudo exploratório e qualitativo utilizou materiais recicláveis como recurso didático pedagógico, bem como o interesse individual dos alunos como estratégia de ensino aprendizagem. Foram vislumbrados o alcance dos objetivos e dos conteúdos selecionados por meio da ação colaborativa das famílias. O trabalho pedagógico com alunos de cinco anos resultou em um produto final individual, de modo que cada criança criou seu monstrinho representando valores sociais positivos, os quais foram colocados em exposição, para visitação e apreciação da comunidade escolar. Conforme orientado, foi utilizada toda sorte de materiais recicláveis multi sensoriais, além dos planos bidimensional e tridimensional, que compreendem as embalagens e as sobras de materiais de costura, papelaria, adereços para festas de aniversário, entre outras. Assim, oportuniza-se concretamente a vivencia de ações de sustentabilidade, ancorada na perspectiva teórica e na condução do ensino e aprendizagem baseada na Pedagogia Histórica Critica e Psicologia Histórico e Cultural, onde o aluno é sujeito e o trabalho educativo é mediado pelo professor, que orienta a relação entre a escola, família e o conhecimento. ,
Palavras-chave: Educação Infantil. Sustentabilidade. Adaptação Escolar.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
10
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO