RESULTADO DE BUSCA
A TEORIA HISTóRICO-CULTURAL E A AFETIVIDADE NO ENSINO MEDIADO POR VíDEO-AULAS PRESENTES EM MíDIAS VIRTUAIS
Autor Principal: Thales Kodi Namba        Co-autores: Elvira Cristina Martins Tassoni
Resumo: A Teoria Histórico-Cultural trouxe muitas contribuições para o campo educacional. Conceitos sobre mediação e afetividade, por exemplo, estão cotidianamente presentes na vida do professor. Atualmente, muitos recursos tecnológicos são utilizados como instrumentos de mediação pedagógica e trouxeram novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem. Prova disso são as vídeo-aulas, já muito comuns em instituições de ensino como escolas e universidades, além de presentes em domínio público, na internet. O objetivo deste estudo foi analisar os modos de afetar desenvolvidos na relação professor virtual-aluno telespectador, por meio da mediação virtual de vídeo-aulas. A prática consistiu na aplicação de vídeo-aulas, em sala de aula, seguida de um questionário aos alunos, para o levantamento de possibilidades de modos de afetar presentes na relação professor virtual-aluno telespectador, que possam contribuir para a motivação e interesse do aluno e, consequentemente, com o processo de ensino-aprendizagem. Participaram da pesquisa alunos do Ensino Médio de um colégio privado. As vídeo-aulas mostram-se bons instrumentos de mediação e capaz de motivar e despertar o interesse pelo aprendizado no aluno telespectador salientando, porém, o uso de instrumentos tecnológicos como complementares ao processo de ensino-aprendizagem, sendo a relação presencial professor-aluno indispensável na improvisação, exploração e resoluções de dúvidas, problemas e orientações imediatas.,
Palavras-chave: mediação, afetividade, vídeo-aulas
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
12
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO