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EDUCAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE: PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO
Autor Principal: Sarah Arruda        Co-autores: Erika Brunelli, Juliana Lescano, Everton Viesba-Garcia, Marilena Rosalen
Resumo: A natureza e concepção do antropocentrismo está enraizada na história da sociedade e precisa ser modificada, assim é necessário transformar as concepções que a sociedade tem na relação ser humano-natureza. Sabe-se que a educação escolar é um dos principais campos para esta mudança, sendo fundamental para formação de cidadãos críticos, que tenham em seus valores e práticas a responsabilidade para com a conservação, preservação e a sustentabilidade dos bens e serviços naturais e da vida na Terra. É essencial que práticas que estimulem a construção da consciência ecológica estejam inseridas no cotidiano dos educandos. Neste sentido, a educação ambiental (EA) se faz necessária, porque é um elemento essencial para sensibilizar, conscientizar e transformar pessoas. O presente trabalho visa apresentar o relato de experiência sobre o desenvolvimento do projeto Consumo Consciente em uma escola pública estadual de Diadema, município do Grande ABC. O projeto faz parte do Programa de Extensão Escolas Sustentáveis da Universidade Federal de São Paulo. O projeto foi desenvolvido por uma turma do 1o ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia, com 40 estudantes, organizados em três GTs (Compostagem, Resíduos e Horta). Ao final do projeto os estudantes relataram compreender a importância da compostagem como uma solução para reaproveitamento e redução de resíduos orgânicos, assim como a separação dos resíduos recicláveis também como uma fonte de reaproveitamento e renda.,
Palavras-chave: Sustentabilidade. Consumo Consciente. Práticas Pedagógicas.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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