RESULTADO DE BUSCA
A LITERATURA MEDIEVAL NAS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISES E PROPOSTAS
Autor Principal: Gunter da Costa Silva        Co-autores: Tamara de Lima
Resumo: O presente estudo visa analisar as possibilidades de uso de fontes literárias medievais nas aulas de História no ensino fundamental. Para tanto, realizar-se-á um trabalho com alunos do 7º ano, momento em que pelo atual currículo do estado de São Paulo adotado, estuda-se o período da História conhecido como Idade Média. Dentre os textos disponíveis dar-se-á prioridade àqueles que condizem com a faixa etária dos alunos (entre 11 e 13 anos) que se encontram nesse nível de ensino. Trata-se de contos e lendas medievais adaptadas ao público infanto-juvenil, como as histórias recolhidas pelos irmãos Grimm e Charles Perrault, os chamados contos de fada e outras narrativas de aventura, como a história de Robin Hood e o país imaginário da Cocanha, além de outros documentos que serão selecionados ao longo do trabalho. Serão elaboradas algumas propostas de ensino a partir do uso de tais fontes a fim de verificar suas possibilidades de utilização e contribuição no ensino-aprendizagem da disciplina História. A pesquisa configura-se como de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção. Os procedimentos metodológicos utilizados serão: estudo teórico, análise de propostas curriculares e materiais didáticos, elaboração e aplicação de propostas de ensino. No espaço desse trabalho apresentamos os resultados obtidos até o momento por meio do estudo teórico.,
Palavras-chave: Aprendizagem. Pesquisa-Intervenção. História.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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