RESULTADO DE BUSCA
CARACTERIZAÇÃO DE PROVAS METALINGUÍSTICAS E DE LEITURA EM ESCOLARES COM DISLEXIA SUBMETIDOS A INTERVENÇÃO MULTISSENSORIAL
Autor Principal: Alexandra beatriz portes de cerqueira césar        Co-autores: Simone Aparecida Capellini
Resumo: Objetivo: Caracterizar o desempenho de escolares com dislexia do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental I submetidos à intervenção multissensorial em provas metalinguísticas e de leitura. Referencial teórico: Autores comprovaram que programas de instrução multissensorial em relação à programas sistemáticos de leitura com base fonética para sujeitos com dislexia são mais vantajosos para ganhos fonológicos e decodificação de palavras. Método: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 56548616.5.0000.5406). Participaram deste estudo 5 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental com dislexia. Os escolares foram submetidos ao Protocolo de habilidade metalinguísticas e de leitura como procedimentos de pré-testagem e pós-testagem e ao programa de intervenção multissensorial. Resultados: Os sujeitos apresentaram melhora na pós-testagem que pode ser atribuído à intervenção em provas de manipulação silábica, manipulação fonêmica, quanto ao tempo de leitura de palavras reais e pseudopalavras. Conclusão: Após submissão do programa de intervenção multissensorial, os sujeitos com dislexia obtiveram melhora na pós-testagem nas provas de identificação de sílaba inicial, identificação de fonema final, adição de fonemas, segmentação de sílabas, segmentação de fonemas, substituição de sílabas, substituição de fonemas, combinação de sílabas, combinação de fonemas, e quanto ao tempo de leitura de palavras reais e pseudopalavras.,
Palavras-chave: leitura - dislexia - multissensorial
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
13
acessos
11
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO