RESULTADO DE BUSCA
LEITURA E ESCRITA: CONCEPÇÕES DAS CRIANÇAS DE UM TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Débora da Silva Furlaneti        Co-autores: Elvira Cristina Martins Tassoni
Resumo: Resumo: Pretende-se investigar que significados são produzidos pelos alunos para as atividades de leitura e escrita propostas pela professora de um 3º ano do Ensino Fundamental, a fim de i) verificar a dinâmica das interações em sala de aula durante as atividades de leitura e escrita propostas pela professora e realizadas pelas crianças, 2) identificar aproximações ou distanciamentos entre os usos da leitura e escrita nas práticas sociais cotidianas e nas práticas escolares. Apoia-se na Teoria Histórico-Cultural, para as explicações sobre o desenvolvimento da escrita, seus usos concretos e as concepções das crianças para essa função simbólica. É uma pesquisa de campo, descritiva, de abordagem qualitativa com18 alunos do 3º ano do ensino fundamental e uma professora de uma escola municipal de período integral do estado de São Paulo. Os instrumentos metodológicos foram: a observação da sala de aula e o registro em diário de campo; as conversas em duplas com as crianças em forma de diálogo apoiadas em um roteiro. A videogravação foi utilizada como recurso de registro das informações, para recuperar o necessário para o processo de análise. Durante as conversas com as crianças, foi ofertada a possibilidade de elas desenharem, como outra forma de representação. As crianças reconhecem a escola como um lugar de ensinar /aprender e a importância da linguagem escrita para sua inserção/participação na sociedade. ,
Palavras-chave: alfabetização; linguagem escrita; pesquisa com crianças.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
12
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO