RESULTADO DE BUSCA
A FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR ESPECIAL: VIVÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
Autor Principal: Amália Rebouças        Co-autores: Adriana Garcia Gonçalves
Resumo: A educação especial é uma área de conhecimento multidisciplinar composta por inúmeros profissionais, entre esses profissionais encontra-se o professor de educação física, que deverá trabalhar com a cultura corporal de movimento e suas manifestações. A formação inicial do professor de educação física para atuação inclusiva é discutida na literatura, entretanto, este trabalho buscou olhar especificamente para a formação inicial do licenciado em educação especial e quais as contribuições que a educação física adaptada poderá acrescentar nesse profissional. O objetivo desse trabalho é descrever um relato de experiência de uma aula sobre educação física adaptada para graduandos de um curso de licenciatura em educação especial de uma instituição de ensino superior pública. A aula ministrada teve a duração de duas horas, subdivididas em parte teórica e parte prática. Participaram da formação 20 graduandos em educação especial. Após a aplicação da aula percebeu-se que a interlocução entre teoria e pratica contribui para a formação docente em uma perspectiva inclusiva. As vivências referentes ao esporte adaptado possibilita ao graduando se colocar no lugar da pessoa com deficiência, mudando assim seu olhar. Os alunos envolvidos passam a observar mais as habilidades das pessoas com deficiência e suas capacidades que podem ser expressadas por meio do esporte. Conclui-se que trabalhar com a educação física adaptada na formação inicial de educadores especial é de extrema importância.,
Palavras-chave: Educação Especial; Educação Física Adaptada; Formação de Professores.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
16
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO