RESULTADO DE BUSCA
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO
Autor Principal: MICHELLE APARECIDA DE ALMEIDA TELES DE ATAÍDE        Co-autores: Eliana Marques Zanata
Resumo: A presença de alunos com deficiências, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, definidos como público da Educação Especial, é uma realidade no cenário educacional brasileiro. Nessa perspectiva, uma educação inclusiva deve partir da premissa de que toda e qualquer pessoa tem que ter garantidos os direitos de estudar e, acima de tudo, aprender. Diante dessa realidade, buscou-se perceber as principais percepções de professores sobre o processo de inclusão, o acesso, a participação e a aprendizagem desse público. Descrevemos como alguns professores da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo têm enfrentado essa temática. A pesquisa foi concretizada por meio de questionário destinada a dez professores que atuam em turmas do ensino fundamental I (1º a 5º ano) que tem alunos com deficiências inseridos em suas classes. Os resultados apontaram quea necessidade de abordar mudanças no sistema educacional que facilitem a prática das escolas inclusivas, a fim de favorecer a aprendizagem para todos os alunos, sem distinções. A professora D. indicou a falta de cursos e formações acerca Público Alvo da Educação Especial, além da falta de apoio de uma equipe multidisciplinar.,
Palavras-chave: educação especial. inclusão. ensino regular.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
13
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO