RELATO DE EXPERIêNCIA DE UMA ESTAGIáRIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO | |||
Autor Principal: | Gabriela Cabral Chizzolini Co-autores: Nivaldo Alexandre de Freitas | ||
Resumo: | Esta comunicação pretende apresentar uma experiência como estagiária de psicologia escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Rondonópolis, atentando-se à saúde mental dos estudantes de ensino médio integrado e Proeja. Compreende-se a escola como espaço de grande importância no desenvolvimento da criança e adolescente, por proporcionar trocas de experiências e aprendizados. O psicólogo escolar deve buscar a compreensão de todo o contexto escolar, incluindo o que ultrapassa os muros da instituição, para planejar e promover ações que produzam mudanças sociais, de forma a contribuir no desenvolvimento psicossocial dos estudantes. Após a inserção da estagiária no instituto, foi possível elencar as demandas advindas das coordenações de curso, coordenação pedagógica e alunos e, assim, construir uma proposta de trabalho que propiciou o desenvolvimento de diversas atividades, por meio de oficinas, rodas de conversa e atendimentos psicológicos. Nesses espaços, os alunos puderam se expressar, levantar questões acerca de diversos aspectos de suas vidas, problematizar e repensar sentimentos, relações interpessoais e os estudos., | ||
Palavras-chave: | psicologia escolar; educação; saúde mental. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio | |
Estatísticas: | 10 acessos |
7 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!