RESULTADO DE BUSCA
APRENDIZAGEM E INTERAÇÕES INTERPESSOAIS: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Izabela Dellangelica Carvalho de Oliveira         Co-autores: Aline Massako Murakami Tiba, Jussara Cristina Barboza Tortella
Resumo: O presente trabalho apresenta um projeto de pesquisa de Iniciação Científica, em andamento, que se fundamenta na teoria epistemológica e psicogenética de Jean Piaget, em estudos sobre a amizade, relações interpessoais e estratégias de aprendizagem. Ao se considerar a importância das relações interpessoais no espaço escolar, muitas questões vêm à tona ao refletir sobre as pesquisas já realizadas: Como as interações de amizade são vistas no contexto escolar? Qual a influência das relações para a aprendizagem? Os objetivos dessa pesquisa são investigar as concepções de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a influência das amizades dentro da sala de aula no processo de aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais e identificar se há interferência das relações interpessoais entre os pares durante o processo de aprendizagem de conteúdos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação do cotidiano escolar e aplicação de escala de qualidade da amizade. Como resultado parcial, obteve-se que as ações de ajuda, conciliação, a partilha e a saudade como elemento primordial e valorizado pela maioria das crianças entrevistadas e o laço de amizade é um elo forte e que aproxima os pares dentro e fora do ambiente escolar. Já a confiança aparece em momentos específicos, confiar um problema que acontece na escola se difere dos problemas familiares, os alunos buscam separar esses assuntos.
Palavras-chave: relações interpessoais. amizade. aprendizagem.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
14
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO