RESULTADO DE BUSCA
O ENSINO DO VOLEIBOL ORIENTADO POR MINIJOGOS: PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Elis Regina Dias        Co-autores: Milton Vieira do Prado Júnior, Lílian Aparecida Ferreira
Resumo: O estudo aqui apresentado vincula-se ao curso Programa de formação continuada docente sobre o ensino dos esportes coletivos na escola , desenvolvido pela Unesp/Bauru no ano de 2018. Neste sentido, o objetivo foi analisar, sob o ponto de vista dos alunos, o ensino de uma unidade didática de voleibol com base em minijogos. A pesquisa, caracterizada por uma abordagem qualitativa e de natureza participativa, ocorreu em uma escola pública estadual de uma cidade do interior de São Paulo junto com 36 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. O conteúdo foi desenvolvido durante 8 aulas na tentativa de contribuir com as aprendizagens dos alunos. Após vivenciarem alguns minijogos, os alunos avaliaram os colegas, bem como a metodologia utilizada, através de um questionário. Os resultados evidenciaram: 1. Aumento no número de experiências motoras para os alunos, pautado pela alteração da estrutura e do espaço do jogo, bem como, maior contato dos alunos com a bola; 2. Situações de aprendizagem nas quais o aluno era solicitado a pensar antes de agir; 3. Mobilização da criatividade e do protagonismo do aluno frente aos desafios colocados pelos jogos; 4. Identificação das dificuldades e dos sucessos vividos nos jogos, tanto de cada um quanto do grupo. Neste sentido, as estratégias metodológicas empreendidas parecem ter contribuído com o desenvolvimento de importantes competências, por parte dos alunos, para a realização e entendimento do jogo de voleibol.,
Palavras-chave: minijogos, voleibol, educação física escolar
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
12
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO