RESULTADO DE BUSCA
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CONCEITOS QUÍMICOS: CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE O ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO
Autor Principal: Maria Eduarda Marra Mesti        Co-autores: Gabriela Gomes Adriano, Danielle das Chagas Santos, Sergio Antonio Marques de Lima, Gustavo Bizarria Gibin
Resumo: A avaliação é uma dimensão permanente do trabalho docente, utilizada para comparar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho do professor (LIBÂNEO,1992). Com uma avaliação diagnóstica de início de ano letivo, aplicada pelos alunos participantes do subprojeto PIBID Química da UNESP de Presidente Prudente, foram levantados dados sobre as turmas de segundo e terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública dessa cidade. Esses dados referiam-se ao conhecimento dos alunos em consideração aos conteúdos abordados no ano letivo anterior. Com isto, o objetivo foi levantar os conceitos químicos que os alunos aprenderam nas aulas dos anos anteriores, para destacar os conteúdos aprendidos e aqueles que merecem melhor tratamento. Uma das formas utilizadas na sondagem foi um texto que abordava o rompimento da barragem em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019. Foram elaboradas questões referentes aos conceitos químicos e relacionadas com o tema exposto. Foram abordados métodos de separação de misturas, equações químicas, modelo de átomo de Bohr e exemplos cotidianos onde a Química está presente. Foi feita uma análise qualitativa nos dados coletados e foi possível observar que os alunos possuem dificuldades nas equações químicas, no modelo atômico em questão, e também na interpretação dos enunciados. Esses dados permitiram uma tomada de decisão que consistiu na realização de uma revisão adequada às necessidades das turmas. ,
Palavras-chave: ensino de química. sondagem. ensino - aprendizagem.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
9
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO