RESULTADO DE BUSCA
INDICADORES DE ACESSIBILIDADE E REMOÇÃO DE BARREIRAS NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO
Autor Principal: Bruna Alves da Silva        Co-autores: Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
Resumo: Ao pensar em uma sociedade inclusiva, é preciso compreender que questões voltadas a ruptura de barreiras e promoção de acessibilidade sejam foco de estudos na área a fim de promover a inclusão das pessoas com deficiência. Isso deve ser considerado em diferentes contextos, incluindo a educação superior. Com o avanço das políticas públicas de inclusão, o número de estudantes com deficiência que ingressam nas universidades vem aumentando ano a ano, nesse sentido, o presente estudo visa identificar e analisar as barreiras de acessibilidade para o atendimento das necessidades educacionais do público-alvo da educação especial no Ensino Superior. Para o presente recorte aqui apresentado, participaram da pesquisa graduandos (com/sem deficiência), funcionários e professores da UNESP, campus de Marília. Os dados obtidos são referentes a etapa da pesquisa que consiste na conformação de um grupo coordenador (GC) para discutir e adequar um instrumento de origem colombiana (INES - Índice de Inclusión para Educación Superior) à realidade brasileira. A primeira reunião com o GC permitiu extinguir alguns indicadores do instrumento e inserir novas questões a fim de tornar o instrumento mais fidedigno ao lócus da pesquisa. Ao término dos encontros espera-se que o instrumento permita a identificação acerca dos problemas de acessibilidade e inclusão n o contexto em questão e possibilite o entendimento do tema abordado para que se possa pensar em estratégias de promoção à inclusão e remoção de barreiras, efetivando assim a acessibilidade de alunos público-alvo da educação especial no ensino superior.,
Palavras-chave: acessibilidade. educação especial. ensino superior
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

Estatísticas:
8
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO