RESULTADO DE BUSCA
ANáLISE SOBRE O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAçãO BáSICA DO MUNICíPIO DE BARRETOS/SP: AVANçOS E POSSIBILIDADES
Autor Principal: Kerla da Silva Ramos Sierra         Co-autores: Lúcia Aparecida Parreira
Resumo: O presente estudo objetiva refletir sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Barretos/SP na implantação do Programa Melhor IDEB, visando melhorar a qualidade da Educação Básica. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em Barretos, desde 2010, tem superado as expectativas nacionais. O resultado obtido pelas escolas municipais foi de 5,5, mantendo-se muito acima à época, superior à meta do munícipio (5,2) e ainda superior à nacional (4,4). O avanço educacional permanece desigual pelo Brasil, assim, o presente trabalho visa acompanhar a evolução da qualidade do ensino nas escolas públicas no município de Barretos e também seus desafios e perspectivas. O trabalho ainda refletirá sobre a insuficiência de elementos para estabelecer a qualidade da educação que percorre os caminhos da avaliação externa no Brasil. Além disso, pretendemos observar a racionalidade técnica da gestão escolar referenciada primordialmente pelo IDEB e sua governabilidade a fim de atingir as metas determinadas por esse índice e também sobre as contribuições dos estudos que trazem elementos para a compreensão de como o IDEB vem operando na configuração e na implementação de políticas públicas educacionais. Realizaremos um estudo exploratório que combinará a abordagem qualitativa por meio do levantamento de dados educacionais e da realização de entrevistas com gestores escolares e coordenadores pedagógicos de modo a aferirmos possíveis impactos sobre a qualidade do ensino.,
Palavras-chave: Índice de desenvolvimento da educação básica (ideb); qualidade de ensino; gestão educacional.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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