RESULTADO DE BUSCA
O CORPO NA PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS ESCOLARES
Autor Principal: camila mieli moreira        Co-autores: Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Resumo: A presente pesquisa, em desenvolvimento ocorreu numa realidade escolar do interior do Estado de São Paulo, com alunos de nove e dez anos, de duas turmas de 4º anos, do período matutino, investigando como um grupo de 40 crianças interpreta o seu corpo. Trata-se de pesquisa em andamento, apresentando-se análises iniciais de dados parciais do trabalho intitulado Aprendizagem Socioemocional: Jogos e Brincadeiras na Educação Física Escolar , projetado junto ao Programa de Pós Graduação/PROEF. Para a coleta de dados utilizamos a técnica de desenho e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados conforme Bardin (1977) e à luz da revisão da literatura. Constatamos os seguintes significados com referência a problemática em questão: corpo anatômico; corpo ideal; corpo x mente e por fim corpo x alma. Concluiu-se a necessidade de um trabalho coletivo escolar, bem como, ações educativas com os familiares, buscando-se compreender a educação do corpo na perspectiva interdisciplinar de ensino e, especialmente, enfatizando-se os princípios e diretrizes da aprendizagem socioemocional, o que objetivamos na continuidade investigar situações de modo que as crianças e os jovens aprendam a lidar com suas emoções e a do outro de maneira assertiva. ,
Palavras-chave: corpo. educação física escolar. aprendizagem socioemocional.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
7
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO