SOFTWARE EDUCACIONAL E A SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DA LIBRAS PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES | |||
Autor Principal: | Tania M. Garrido de Souza Co-autores: Eliana Marques Zanata | ||
Resumo: | O artigo apresentado integra uma pesquisa em andamento, cujo objetivo principal é elaborar um software interativo para o ensino da Libras para os alunos surdos e ouvintes dos anos iniciais, com a temática do ambiente escolar. Nesse sentido, apresenta como objetivo específico Investigar os ambientes escolares dos anos iniciais do ensino fundamental de um município de pequeno porte do interior paulista; levantar a demanda de alunos surdos matriculados nas escolas municipais; analisar a percepção dos alunos surdos sobre a concepção e nomeação dos ambientes escolares em Libras e desenvolver o software interativo. A metodologia é de cunho qualitativo de desenvolvimento, focando alunos surdos que ingressaram nos anos iniciais do Ensino Fundamental sem o domínio da Libras. A aplicação do software educacional ocorrerá nas salas de informática e na sala de recursos multifuncional da Educação Especial de escolas de um município do interior paulista. Os participantes do estudo serão alunos surdos ingressantes no ensino fundamental de uma rede municipal, que não dominam ou tem pouco conhecimento da comunicação em língua de sinais. Para a coleta de dados, será elaborado um protocolo de registro das visitas às escolas, onde serão observados todos os ambientes e os objetos que a compõem e entrevista semiestruturada com protocolo de registro do conhecimento prévio de todo o contexto educacional. , | ||
Palavras-chave: | libras. ensino da libras. educação bilíngue. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
Estatísticas: | 9 acessos |
5 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!