O ENSINO DE CIêNCIAS COM ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA: UMA PRáTICA QUE MOTIVA O APRENDIZADO DE CONCEITOS DE FíSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |||
Autor Principal: | Andressa Almeida Pinceli Co-autores: Ana Maria Osorio Araya | ||
Resumo: | Com o objetivo de contribuir com o ensino e aprendizagem das ciências no Ensino Fundamental II, este trabalho propõe por meio da construção de um cubo chamado cubo mágico , envolver o aprendiz na elaboração da experiência de modo que ele possa assimilar conceitos relacionados com matemática e física. Para que isto aconteça, o aluno participando ativamente, se apropria do objeto criado por ele e o relaciona com conhecimentos e conceitos a serem ensinados, realizando as atividades experimentais que são guiadas pelo professor. A metodologia tem como base duas abordagens: A experimentação e o Construcionismo de Seymour Papert, além de artigos sobre motivação e aprendizagem que descrevem a importância da interação entre professor e aluno, o respeito pela produção e o trabalho colaborativo dos grupos, entre outros fatores ligados diretamente à dinâmica interativa da aula. Como resultado espera-se que o aluno possa aprender os conceitos envolvidos percebendo quão presentes são em suas vidas os elementos pertencentes a ciências, entendendo que ele como estudante, também faz parte desse contexto científico e que tem poder para agir sobre os objetos dessa realidade., | ||
Palavras-chave: | ensino de ciências, construcionismo, desenvolvimento humano. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
Estatísticas: | 3 acessos |
2 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!