RESULTADO DE BUSCA
O ENSINO DE CIêNCIAS COM ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA: UMA PRáTICA QUE MOTIVA O APRENDIZADO DE CONCEITOS DE FíSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Andressa Almeida Pinceli        Co-autores: Ana Maria Osorio Araya
Resumo: Com o objetivo de contribuir com o ensino e aprendizagem das ciências no Ensino Fundamental II, este trabalho propõe por meio da construção de um cubo chamado cubo mágico , envolver o aprendiz na elaboração da experiência de modo que ele possa assimilar conceitos relacionados com matemática e física. Para que isto aconteça, o aluno participando ativamente, se apropria do objeto criado por ele e o relaciona com conhecimentos e conceitos a serem ensinados, realizando as atividades experimentais que são guiadas pelo professor. A metodologia tem como base duas abordagens: A experimentação e o Construcionismo de Seymour Papert, além de artigos sobre motivação e aprendizagem que descrevem a importância da interação entre professor e aluno, o respeito pela produção e o trabalho colaborativo dos grupos, entre outros fatores ligados diretamente à dinâmica interativa da aula. Como resultado espera-se que o aluno possa aprender os conceitos envolvidos percebendo quão presentes são em suas vidas os elementos pertencentes a ciências, entendendo que ele como estudante, também faz parte desse contexto científico e que tem poder para agir sobre os objetos dessa realidade.,
Palavras-chave: ensino de ciências, construcionismo, desenvolvimento humano.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
3
acessos
2
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO