RESULTADO DE BUSCA
EFEITO DA UTILIZAçãO DE METODOLOGIAS ATIVAS SOBRE AS ABORDAGENS DO APRENDIZADO NO CURRíCULO MéDICO
Autor Principal: Giulia Zanata Rossi        Co-autores: João Marcos da Silva Fischer, Carla Maria Ramos Germano, Lucimar Retto da Silva de Avó, Sheyla Ribeiro Rocha
Resumo: Objeto de pesquisa: avaliação do aprendizado dos alunos do Curso de Medicina da UFSCar, que adota exclusivamente metodologias ativas de aprendizagem, e sua relação com a percepção dos estudantes acerca do ambiente educacional e dados sociodemográficos da referida população. Referencial teórico: a qualidade do aprendizado de estudantes de escolas médicas tem sido tema de discussão e estudo nas últimas décadas. O ambiente de ensino deve favorecer o aprendizado profundo e significativo. Estudos sugerem que metodologias ativas de aprendizagem são vinculadas a maior qualidade de aprendizado. Metodologia: avaliação da abordagem de aprendizado: Questionário Revisado do Processo de Estudo (R-SPQ-2F), do ambiente educacional: Questionário DREEM. Coleta de dados sociodemográficos. Resultados em média±DP e mediana. Comparação das médias: teste de Mann-Whitney ou Kruskal-Wallis. Correlação entre as variáveis: teste de Spearman, com p<0,05. Resultados: Amostra de 226 estudantes. Abordagem profunda diminuiu no 5ºano em relação ao 4º e 6ºanos. Diminuição do aprendizado superficial no 6ºano comparado ao 1ºano. Os 1º e 6ºanos avaliaram melhor o ambiente educacional que o 2º ao 5ºano. Correlação negativa entre aprendizado superficial e profundo, e entre aprendizado superficial e avaliação do ambiente educacional. Correlação positiva entre aprendizado profundo e avaliação do ambiente educacional. ,
Palavras-chave: aprendizagem baseada em problemas; educação médica; avaliação educacional.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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