O ENSINO DA MÚSICA PARA ALUNOS SURDOS: UMA REVISÃO NACIONAL | |||
Autor Principal: | Brenda Novaes de Araujo Co-autores: Miryam Buzetti | ||
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento de pesquisas (teses e dissertações) nacionais, sobre as possíveis práticas de ensino da música para o aluno com surdez ou deficiência auditiva. O levantamento foi realizado em duas bases online de teses e dissertações nacionais, do levantamento realizado, sete trabalhos apresentaram relação direta com a presente pesquisa, dessa forma tais trabalhos foram lidos e analisados aspectos como participantes, intervenção, procedimentos. Os trabalhos analisados demonstraram práticas positivas de ensino da música para alunos com surdez/deficiência auditiva em espaços escolares ou específicos, relatando a intervenção docente para tal ensino, deixando evidente que alguns recursos tecnológicos poderão auxiliar nesse processo, mas que em alguns casos, adaptações como assoalho, vibração, exploração de recursos visuais e até mesmo a sensibilização com o próprio corpo como o sentir o pulso poderá contribuir para a aprendizagem da música. O estudo reforça as evidências positivas de ensino e traz o questionamento da necessidade da capacitação docente, | ||
Palavras-chave: | educação inclusiva. surdez. música. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
Estatísticas: | 9 acessos |
6 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!