RESULTADO DE BUSCA
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO PSICOPEDAGóGICO: UM OLHAR PARA O INDIVíDUO E SEUS DIVERSOS CONTEXTOS
Autor Principal: Ana Laura Maglia de Azevedo        Co-autores: July Dorna Casper Boer, Carina Cella Panaia Mantovani
Resumo: O desenvolvimento humano compreende o indivíduo como parte do meio social e tem com ele uma relação de mutualidade. Tal ideia é centrada na teoria de Bronfenbrenner, segundo a qual há uma inter-relação entre o indivíduo e os diversos contextos em que ele está inserido, o que traz grande influência no processo de aprendizagem. Nesse campo, o olhar Psicopedagógico se põe como importante mecanismo para superação de dificuldades, observado o conteúdo situacional vivenciado pelo sujeito. A partir dessa análise, o objetivo do trabalho foi relatar as contribuições do atendimento Psicopedagógico na promoção da aprendizagem escolar a partir das vivências experimentadas no Ambulatório de Psicologia Infantil do Hospital das Clínicas, vinculado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem e queixas de comportamento na faixa etária entre 6 e 11 anos. O método utilizado corresponde a um relato de experiência clínica dos atendimentos realizados na instituição. Notou-se que os resultados obtidos com o acompanhamento Psicopedagógico foram satisfatórios. Espera-se que haja mais políticas públicas e investimentos em programas de suporte Psicopedagógico, contemplando o sujeito como um todo e os diferentes fatores envolvidos no processo de aprendizagem. ,
Palavras-chave: dificuldade de aprendizagem. atendimento psicopedagógico clínico. teoria ecológica de bronfenbrenner.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
10
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO