RESULTADO DE BUSCA
TECNOLOGIAS ASSOCIADAS À MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autor Principal: Lídia Rodrigues Dionísio Oliveira        Co-autores: Frederico Augusto Toti, Eric Batista Ferreira
Resumo: As teorias de aprendizagem têm destacado cada vez mais a importância da motivação nos processos de ensino e aprendizagem. O ensino de Física, caracteriza-se por uma disciplina considerada difícil e muitas vezes não atraente ás escolhas dos jovens. Nesse contexto, surge a necessidade de investigar as motivações dos alunos, que podem estar associadas às Ciências e suas tecnologias e, consequentemente, corroborar para ressignificar o seu conhecimento no ensino de Física. Este trabalho tem por objetivo identificar as tecnologias associadas a motivação na aprendizagem de física e verificar a confiabilidade do instrumento Questionário da Motivação por Conhecimento de Física nas Tecnologias (QMCFT). O QMCFT foi aplicado em a alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de Divisa Nova, sul de Minas Gerais. O questionário abrange tecnologias presentes no cotidiano dos alunos, podendo trazer aos professores o reconhecimento das conexões estabelecidas entre tecnologias e conceitos físicos. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios nas análises de confiabilidade, correspondência e correlações. As tecnologias que se associaram a maior motivação no aprendizado da Física foram chuveiro, geladeira, ar condicionado e celular. Embora as análises aqui apresentadas sejam ainda preliminares, sugere-se que o uso das tecnologias motivadoras no Ensino de Física podem produzir melhores resultados, considerando-se a motivação dos alunos.,
Palavras-chave: motivação. aprendizagem. física.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
11
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO